Hérnia Inguinal: Prevenção e Tratamento para uma Saúde Forte

Hérnia Inguinal: Prevenção e Tratamento para uma Saúde Forte

A hérnia inguinal é uma condição comum em que tecidos moles passam pela região da virilha devido à fragilidade muscular abdominal. Além disso, os homens são mais afetados por essa condição. Embora a dor seja o principal sintoma, ela não é obrigatória. Vale ressaltar que a deficiência de colágeno está relacionada à hérnia.

Por sua vez, a presença de uma protuberância na virilha, com ou sem dor, é típica da hérnia inguinal. Isso ocorre devido à pressão exercida sobre a parede abdominal, formando uma bolsa saliente. É importante destacar que o tamanho dessa protuberância depende do tecido contido no saco herniário.

Homens sofrem mais

Homens têm maior incidência devido à conformação anatômica da bacia. O canal inguinal é mais volumoso em homens. Diferenças anatômicas têm origem na gestação.

Diferenças anatômicas

Além da anatomia, outros fatores contribuem para a hérnia inguinal em homens, como atividade física intensa e deficiência de colágeno.

Sinais de alarme

Sinais de alerta incluem dor na virilha após esforço físico e protuberância visível desencadeada por tosse, espirros, bexiga ou intestinos vazios. É importante procurar um médico mesmo sem dor, para evitar complicações graves.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da hérnia inguinal geralmente pode ser feito através de um exame físico, sem a necessidade de exames auxiliares. Em casos de dúvida, a ecografia das partes moles inguinais pode ser solicitada para descartar outras condições.

Cirurgia é o melhor remédio

A cirurgia é o tratamento mais indicado, exceto em casos de risco cirúrgico elevado. Duas abordagens são possíveis: tradicional e laparoscópica. Objetivo é reparar a hérnia e restaurar a integridade estrutural com prótese, se necessário.

Dr. Nemer Hajar – CRM-Pr – 11.286

social position

Share this post


Desenvolvido por: Henrique Kravitz   ProRedesCWB